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26/06/2018

Serviços ganham espaço no setor

Preocupação em rever processos internos, com propostas mais enxutas, impulsiona resultado das franquias e promove crescimento de marcas que oferecem atendimento ao cliente.

Se tem um setor da economia doméstica que não tem decepcionado em resultados, mesmo no período de turbulência pelo qual tem passado o mercado brasileiro, este é o de franquias. No último ano, o franchising brasileiro cresceu 7%, apesar do cenário totalmente adverso.

A trajetória ascendente também se manteve no primeiro trimestre deste ano: avanço nominal foi de 5,1%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O segredo deste desempenho, revela o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Júnior, é fruto de um conjunto de fatores. “Nos últimos três anos, as marcas se voltaram muito para a necessidade de vender mais, e isso fez com que novos produtos e serviços fossem ofertados. Essa revisão de portfólio de produtos e serviços trouxe um incremento de diversidades para os consumidores”, comenta. “Outro ponto é o próprio sistema, que é muito virtuoso, justamente porque, ao trabalhar em rede, favorece a demanda e fortalece o poder de compra. Atrelado ao poder de exposição, que foi muito explorado pelas franquias nos últimos anos nas mídias e redes sociais, as marcas conquistam visibilidade e ganham em poder de escala, favorecendo toda a cadeia”, complementa o presidente. Aliás, o próprio momento de crise pode ser uma oportunidade, pondera Cristofoletti Júnior. “Estamos vivendo um momento de mudança da maré: inflação baixa, crescimento do PIB, recuperação dos índices de confiança. Tudo isso em um ambiente com custos mais baixos, especialmente nos relacionados a imóveis. Logo, é um ótimo momento para investir e estar posicionado para a nova curva de crescimento que se avizinha”.

 

Além dos tradicionais segmentos de alimentação, educação e moda, outros setores também têm se destacado neste mercado, apontando o que pode ser tendência para os próximos anos. “Serviços, saudabilidade (saúde/fitness), hotéis e turismo têm apresentado bom desempenho e devem se manter no radar nos próximos anos”, conta Júnior.

Brecha no mercado

Em cenários mais nebulosos, a obtenção de crédito é sempre um desafio. E foi justamente nesta seara de serviços financeiros que a Federal Invest, uma das maiores redes de factoring do País, encontrou um nicho que tem feito com que a empresa tenha registrado avanço de 35% nos últimos dois anos na procura de seus serviços, e 20% ao ano, por ano, nos últimos três anos, em número de unidades franqueadas. “Falta crédito no mercado. E não é apenas porque o acesso ao financiamento está caro, mas porque as empresas tem dificuldade em obter financiamento, justamente pela dificuldade. No cenário atual, cerca de 60% das empresas estão inadimplentes”, comenta Renato Junqueira, presidente da Federal Invest.

O crédito para o consumidor também ganha espaço. A CredFácil, rede de franquias de empréstimos financeiros, cresceu 28% em 2017 e projeta alta de 35% para este ano, explica André Oliveira, diretor da rede.

Mas custo de vida nem sempre é o que mais pesa na balança. Mesmo ofertando produtos de valores mais elevados, a rede da Terra Madre - Orgânicos e Saudáveis têm ganhado espaço e a procura pelos produtos tem crescido em média 30% ao ano. “A informação tem contribuído para a formação do nosso público. O consumidor sabe que, por mais que o produto seja um pouco mais caro, ele ganha em saúde e economiza com remédios e médicos”, pondera Artidonio Oliveira, gestor de franquias da Terra Madre.

 


Fonte: Diário Comércio Indústria e Serviços (DCI)

Publicado em 26/06/18 às 05:00