População pode encaminhar sugestões para criação da terceira APA de Guarujá
A Prefeitura está com um formulário on-line aberto em seu site e recebe propostas até o próximo dia 30
A Prefeitura de Guarujá recebe, até o próximo dia 30, sugestões da sociedade civil para a criação de uma terceira Área Proteção Ambiental (APA), na região Sudoeste. Os interessados devem preencher um formulário on-line disponível no site da Administração Municipal, o www.guaruja.sp.gov.br. No documento virtual, são disponibilizadas três propostas de delimitações e outras seis questões que ajudarão a identificar o perfil dos colaboradores. O objetivo é discutir as idéias na data da segunda oficina, que será anunciada em breve
Para encaminhar uma proposta é muito simples. Ao acessar o site da Prefeitura, basta clicar no menu, selecionar ‘Secretaria de Meio Ambiente e Segurança Climática’ (Semam), avançar para APA Municipal da Cabeça do Dragão e, por fim, escolher a opção 2 ‘Formulário para contribuições’. A página será automaticamente redirecionada para o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfTpAjKqky_Zi78Px7wSf9NQMwFMW0T290xgSIndVJfYIdaYg/viewform, onde está aberto o formulário.
A Semam, que é a pasta responsável por conduzir o processo, quer saber se o contribuinte possui domicílio na região estudada para ser a nova APA, em qual bairro ele reside, se representa alguma instituição ou empresa e quais as suas sugestões. Em caso de dúvidas, também é possível acionar a pasta pelo telefone (13) 3308-7865.
Mais de 60% do território protegido
Com a criação da terceira APA, Guarujá estima ter mais de 60% do território protegido. Isso porque a Cidade já possui duas APAs: Serra do Guararu e Serra de Santo Amaro, instituídas respectivamente em 2012 e 2021. Juntas, somam 48% de toda a extensão municipal. A primeira já teve o seu modelo de governança reconhecido mundialmente pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Estudos técnicos acessíveis
Os estudos técnicos para a criação da terceira APA são do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que viabilizou o levantamento no processo de instituição da APA Serra de Santo Amaro. Para conferir, basta acessar https://www.guaruja.sp.gov.br/apa-municipal-da-serra-de-santo-amaro. Todos os detalhes sobre a proposta apresentada em oficina no último dia 2 devem ser consultados em https://www.guaruja.sp.gov.br/apa-municipal-da-cabeca-do-dragao.
Cabeça do Dragão
A Ilha de Santo Amaro tem o formato de um dragão (reconhecida até mesmo em documentos oficiais) e a futura APA também é conhecida como a “Cabeça do Dragão”. No traçado inicial, essa região possui cerca de 1.200 hectares que compreendem cerca de oito locais como a Marina Astúrias e Forte dos Andradas, praias das Astúrias, Tombo, Guaiúba e Saco do Major.
Fonte: A Estância de Guarujá