O comércio abraçou o Dia do Consumidor. Mas, e os clientes?
Apelidada de “Black Friday do primeiro semestre”, data alavancou vendas do e-commerce, porém, ainda é desconhecida por grande parte do público brasileiro
Frete grátis, descontos de até 10%, leve dois pague um. Esses foram alguns dos apelos do comércio para garantir vendas extras no Dia do Consumidor, no último dia 15/3.
Para muitos, a estratégia funcionou. As lojas virtuais brasileirasatingiram seu pico de vendas para o mês, com aumento de 45% nas vendas em relação à média diária do mês anterior. O otimismo do mercado já leva alguns varejistas a apelidar o Dia do Consumidor de “Black Friday do primeiro semestre”. No entanto, há ainda um longo caminho a ser percorrido.
Uma pesquisa realizada no início de 2019 pela Social Miner, plataforma de automação de marketing para e-commerce, aponta que 53% da população ainda desconhecem o Dia do Consumidor.
IMPORTÂNCIA DA DATA
Um levantamento feito pela Criteo S.A., plataforma de anúncios para a internet, mostra as categorias e produtos mais comprados online no período. Livros (aumento de 256%), Casa e Cozinha (133%) e Roupas de Cama (98%) tiveram melhor desempenho, seguidas de Cuidados Pessoais (74%), Joias e Acessórios (37%) e Vestuário (33%).
A Social Miner monitorou a navegação de mais 36 milhões de usuários cadastrados em sua base de dados durante o evento, considerando o período da Semana do Consumidor, entre os dias 11 e 17 de março de 2019.
A partir de 11 de março, a empresa identificou o primeiro pico de visitas, indicando que os consumidores já iniciavam suas pesquisas por ofertas especiais do evento.
PICO DE VENDAS
Conforme aponta o relatório, o pico de vendas na semana do consumidor aconteceu na sexta-feira (15/3), quando houve aumento de 81,04% no número de conversões em relação a dias normais do primeiro bimestre do ano.
Muitos varejistas estenderam o lançamento de ofertas por toda a semana a fim de maximizar a performance durante o período.
Entre as mulheres, beleza e saúde foi o segmento que mais registrou vendas (29,4%), enquanto os homens deram preferência a produtos de tecnologia (15,6%).
O cartão de crédito foi o meio de pagamento escolhido por 89% dos consumidores na data, sendo que 79,6% das compras foram à vista.
Taxa de Recompra - Apenas 3,56% dos usuários que compraram durante o Dia do Consumidor de 2018 voltaram a comprar na mesma loja durante o evento deste ano.
Resgate de carrinho - Dos 79,35% de usuários que montaram um carrinho e o abandonaram, 7,5% foram resgatados pelas empresas que investiram em estratégias de resgate de carrinho.
Fonte: Diário do Comércio
Por Mariana Missiaggia
FOTO: Pixabay