Guarujá treina funcionários da rede municipal de saúde contra engasgo em recém-nascidos
Até setembro, profissionais de 21 unidades de saúde receberão capacitação conduzida pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192.
A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), está realizando ações preventivas e treinamento de manobras de engasgo em recém-nascidos. O trabalho é conduzido pela equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 e acontece nas 21 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Básicas de Saúde (UBSs) do Município. A programação teve início em abril na UBS Prainha e termina no mês de setembro, na Usafa Jardim Brasil.
Na última terça-feira (7) foi a vez da Usafa Jardim Progresso receber o treinamento. Na ação, o Samu destacou a conduta correta a ser adotada, a partir da verificação de obstruções na garganta do bebê e, depois, apoiá-lo no antebraço e dar cinco tapinhas nas costas para estimular a tosse. Na sequência, é preciso virar o recém-nascido de frente, pressionando o tórax com os dedos, por mais cinco vezes. O ideal é repetir o processo até o Samu chegar ou o bebê respirar.
A coordenadora do Samu, Ana Paula Mormitto, ressalta que, antes de qualquer movimento, é necessário ligar para o 192 e pedir ajuda. “Passamos as instruções de primeiros socorros, mas é necessário que as pessoas liguem para nós”, sinaliza. Ela acrescenta que o Samu, neste ano, já recebeu três solicitações, aumentando assim, a necessidade dos treinamentos.
Para a enfermeira da Usafa Jardim Progresso, Simone Leopoldino, o treinamento é muito importante, já que o local já registrou duas ocorrências recentes e que, em uma delas, foi responsável por realizar as manobras de salvamento. A mãe estava amamentando o bebê e o rosto dele começou a ficar roxo.
“Ninguém percebeu no momento. Quando passei por ela e vi a situação da criança, corri para socorrê-la. A importância deste conhecimento vai além das manobras, mas também que todos tenham consciência”, salientou.
Fonte: Prefeitura de Guarujá