Guarujá tem a gestão de resíduos mais eficiente da Baixada Santista
Município atingiu primeiro lugar com nota 9,31 no Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), a melhor entre as nove cidades da Região; resultado também é o 6º melhor do Estado
Guarujá possui o melhor Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), com nota 9,31, entre os nove Municípios da Baixada Santista. O reconhecimento é do Governo do Estado de São Paulo, que divulgou o levantamento inédito em eficiência de 2023 neste mês. A conquista é reflexo de diversas políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura nos últimos sete anos, sobretudo, em investimentos que aliam ciência e tecnologia para monitorar, em tempo real, a coleta seletiva e o descarte irregular de lixo.
O resultado significa, também, o 6º melhor entre os 645 municípios do Estado de São Paulo. O processo considera quatro pilares da Política Nacional de Resíduos Sólidos: água, esgoto, drenagem urbana e gerenciamento de resíduos. A finalidade é identificar como as cidades estão cumprindo as legislações brasileiras e progredindo nas metas propostas até 2030 pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
A Secretaria de Meio Ambiente e Segurança Climática de Guarujá (Semam) é a responsável por abastecer o IGR desde 2008, quando o sistema foi lançado para avaliar os indicadores técnicos dos municípios do Estado a cada 12 meses. Atualmente, a plataforma proporciona uma revisão mais ampla de 10 eixos temáticos com 25 questões.
O prefeito de Guarujá, comemora o resultado e reforça que é fruto de uma mobilização coletiva. “Desde 2017, investimentos em pesquisas, projetos e regulamentações. Trata-se de um processo que supera o poder público e privado, potencializando a conscientização da população. Vamos seguir buscando recursos que nos dê informações fidedignas para adotar iniciativas estratégicas”, finaliza.
Notas em eficiência
Anualmente, o IGR avalia a eficiência da gestão de resíduos por meio da atribuição de notas de 0 a 10. Em 2023, Guarujá está no seleto grupo dos 18 Municípios melhores classificados. A avaliação reconhece avanços nas coletas seletiva e domiciliar, limpeza urbana, disposição final adequada dos resíduos, campanhas educativas, programas sustentáveis, obras e outras políticas públicas.
Plataformas inteligentes, programas ambientais, logística reversa e obras marcam avanço
Para ter a gestão de resíduos mais promissora, uma das principais ferramentas da Prefeitura de Guarujá é atuar com mecanismos legislativos e decretos regulamentadores. Isso gera ordenamento e ampliação de acordos setoriais de fomento a logística reversa.
“A informatização de dados tem sido fundamental”, observa o titular da Semam. Ele explica que Guarujá já aderiu a duas plataformas on-line, sendo que uma delas otimiza a coleta seletiva e a outra monitora e recebe denúncias de descarte irregular de lixo.
Na prática, a Semam acompanha a operação das cooperativas contratadas por meio do controle de pesagem obrigatória, locais atendidos no roteiro programado e outras ocorrências.
Premiações
Uma potente ferramenta de transformação social e gestão de resíduos tem sido o Programa Recicla Guarujá, que neste mês conquistou o 14º Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente & Sustentabilidade, referência nacional como o “Oscar da Ecologia Brasileira”. Em 2022, ano que foi lançado, o mesmo foi condecorado pela primeira vez por atender ao novo marco legal de saneamento básico, instituído pela Lei Federal 14.026/2020, garantindo o Prêmio Boas Práticas-ODS do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP).
A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano e a patrocinadora Rede pela Circularidade do Plástico. Dentro dela, são lançadas Eco Lojas, campanhas de educação ambiental, workshops de gestores públicos e capacitações.
Fonte: Prefeitura do Guarujá