GUARUJÁ REALIZA CONSCIENTIZAÇÃO EM CONDOMÍNIOS PARA O CENSO DO IBGE
Entrevista e os dados são sigilosos, criptografados no dispositivo de coleta e os números apenas divulgados em formato estatístico, a não permitir localização de nenhum domicílio ou condomínio
Os recenseadores do IBGE têm encontrado resistência para fazer a coleta de dados do Censo 2022 nos condomínios em Guarujá. Para reverter a situação, a equipe tem realizado campanhas de conscientização sobre os protocolos de segurança e a importância do levantamento. O Censo teve início no dia 1º de agosto em todo País.
A Lei Federal 5.534/68, Art. 1º, Parágrafo Único, determina que todos os residentes em solo brasileiro devem responder ao IBGE. As entrevistas e os dados são sigilosos, criptografados no dispositivo de coleta e os números apenas divulgados em formato estatístico, percentual, com cortes de maneira a não permitir localização de nenhum domicílio ou condomínio.
A pesquisa conta com 26 perguntas e dura em torno de 15 minutos. Nos condomínios, o responsável pelo agendamento do Censo é o sindico. Ele precisa reservar uma data e organizar uma área comum (salão de festas, recepção) para que os moradores possam responder ao questionário. Não há necessidade dos técnicos entrarem nos apartamentos. Os agendamentos podem ser realizados também aos sábados.
Além disso, a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), em parceria com o IBGE, preparou vários materiais informativos para auxiliar as administradoras e síndicos.
Como identificar o recenseador
Para segurança dos moradores, os técnicos trabalham uniformizados, possuem colete azul marinho com o logo do IBGE, além de boné e bolsa da mesma cor. Eles utilizam um dispositivo móvel de coleta (DMC), semelhante a um smartphone na realização da pesquisa. Além disso, contam com um crachá onde consta foto e um QRcode para conferir a identificação.
O síndico ou porteiro podem identificar o recenseador apontando a câmera do celular para o QRCode. Depois é só ligar na central do IBGE – 0800 7218181 e informar a matrícula, RG ou CPF do recenseador. É possível fazer a checagem pelo site www.respondendo.ibge.gov.br.
Fonte: Prefeitura do Guarujá