Guarujá ganha 10 novos pontos exclusivos para descarte de vidro
Meta é ampliar a logística reversa do material que, entre julho e dezembro de 2023, totalizou 20.505 quilos reciclados somente nestas estruturas.
A Prefeitura de Guarujá inaugurou mais 10 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) exclusivos para o descarte de vidro e agora soma 26 equipamentos. Outra novidade é que a Administração Municipal e a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro) iniciaram uma segunda campanha educativa para sensibilizar moradores, comerciantes locais e turistas quanto à destinação correta do resíduo.
Entre os bairros contemplados com os novos PEVs estão Pitangueiras, Astúrias, Guaiúba, Enseada, Tombo, Vila Alice e Pae Cará. A meta é ampliar a logística reversa do material que, entre julho e dezembro de 2023, totalizou 20.505 quilos reciclados somente nestas estruturas.
Para o Secretário de Meio Ambiente, o Município caminha a passos largos para uma realidade cada vez mais sustentável. “Diariamente, investimos em ações educativas e tecnologias inovadoras para que todos tenham acesso à destinação correta dos resíduos. Graças a esses esforços, somente nos últimos cinco meses reciclamos mais de 20 toneladas de vidro. O objetivo é aumentarmos ainda mais estes números”, destaca o titular da pasta.
Educar para reciclar
Até o dia 1° de março, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e a Abividro, por meio de um representante, percorrem 13 bairros de Guarujá e Vicente de Carvalho para conscientizar a população sobre a importância da destinação correta dos resíduos, sejam eles recicláveis ou não.
O trabalho integra o projeto ‘Vidro Vira Vidro’, que fortalece a política de logística reversa e envolve, ainda, as empresas Massfix e Verallia para um desenvolvimento mais sustentável e econômico. Nesta semana, por exemplo, são visitados os bairros Vila Alice, Jardim Progresso e Santa Rosa.
38 PEVs
Além dos 26 PEVs exclusivos para vidro, a Prefeitura também disponibiliza 12 estações de sustentabilidade para a coleta seletiva nos bairros. Os equipamentos possuem capacidade para acomodar até uma tonelada de papel, metal, plástico, papelão, além de embalagens de vidro e longa vida.
Onde encontrar os PEVs de vidro?
Para facilitar a identificação dos novos PEVs, um mapa virtual está disponível no link.
Abaixo, também é possível conferir os endereços:
– Avenida Miguel Estéfno, 900 – Praia da Enseada;
– Avenida Miguel Estéfno, 1.686 – Praia da Enseada;
– Avenida Miguel Estéfno, 1.966 – Praia da Enseada;
- Avenida Miguel Estéfno, 4.710 – Praia da Enseada;
– Praça Prefeito Abílio dos Santos Branco – Enseada;
– Rua Olympia Sampaio, 184 – Parque Enseada
Avenida Manuel Albino, 67 – Santa Rosa;
– Praça Ivete Vargas – Tombo;
– Avenida Prestes Maia, 330 – Praia do Tombo;
- Rua Mato Grosso, 490 – Vila Alice (Vicente de Carvalho)
– Rua Castro Alves, 102 – Pae Cará (Vicente de Carvalho)
– Avenida São Jorge, 293 – Pae Cará (Vicente de Carvalho)
Fonte: Diário do Litoral