Guarujá e Santos assinam convênio para melhorar dados de transparência
Com o software compartilhado, Cidade poderá acompanhar todas as ações nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) de maneira detalhada.
A Prefeitura de Guarujá deu mais um largo passo no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas da Organização das Nações Unidas (ONU), que são um apelo para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável. No último dia 26, Guarujá celebrou um termo de cooperação técnica inédito com a Prefeitura de Santos, e que permite o compartilhamento do serviço dos Dados Abertos, do Portal da Transparência de Santos.
A assinatura do convênio aconteceu no Paço José Bonifácio, em Santos. O objetivo é promover um planejamento integrado de ações que contribuam com o desenvolvimento sustentável da Baixada Santista. No software, desenvolvido pela Ouvidoria Transparência e Controle de Santos, estão simplificadas informações técnicas sobre os serviços públicos.
Na plataforma, são disponibilizadas informações sobre Saúde, Educação, Meio Ambiente, Transporte, Segurança, entre outras. Os números permitem, por exemplo, o acompanhamento dos indicadores das metas da ONU e servem de instrumento para políticas públicas.
A secretária de Planejamento de Guarujá diz que será de extrema importância acompanhar cada ação desenvolvida. “Fazemos um acompanhamento de todo o trabalho realizado, mas, agora, de maneira muito mais simples e individualmente, por cada secretaria municipal. Observamos um destaque nos trabalhos realizados nas áreas social e de meio ambiente. Acredito que, quando trabalhamos em conjunto, chegamos mais longe. Agradeço a parceria e estamos prontos para outras”, destaca a secretária.
Para expandir a fórmula efetiva, a Prefeitura de Santos, por meio da Ouvidoria e da Secretaria de Governo (Segov), resolveu compartilhar o operacional do Dados Abertos. “Sabemos das dificuldades que existem em permitir o acesso às informações, porque são dados técnicos. Quanto mais cidades estiverem envolvidas nessa rede de transparência, vamos garantir políticas públicas para o cidadão de maneira mais efetiva, porque teremos um diagnóstico preciso de cada problema”, explicou o ouvidor municipal, Rivaldo Santos.
O acordo será válido pelos próximos 15 meses, contados a partir da data de assinatura e, se houver interesse mútuo na continuidade, poderá ser prorrogado por sucessivos períodos até o limite de 50 meses.
Guarujá ultrapassa o cumprimento de 700 ações inclusas nas metas da ONU
A Prefeitura de Guarujá ultrapassou 700 ações realizadas em cumprimento aos ODS. A cada semestre, a Administração Municipal disponibiliza um relatório atualizado para os munícipes acompanharem as ações realizadas no site https://www.guaruja.sp.gov.br/ods/.
O grande objetivo é trabalhar em diversas frentes para proporcionar melhor qualidade de vida à população. Para isso, Guarujá alcançou ações em todos os 17 objetivos propostos. São 719 ações colocadas em prática hoje.
ODS
Os ODS são importantes para fortalecer a cultura da sustentabilidade ambiental e social nos governos e nas empresas. A também chamada Agenda 2030 é um plano de ação global que reúne 17 objetivos em um total de 169 metas. Guarujá dispõe de políticas públicas em todas as áreas. O resultado é a soma de ações de todas as secretarias municipais ao longo dos anos, programas da Administração que demonstram o comprometimento da atual gestão com questões contemporâneas e importantes para toda a sociedade.
Fonte: Prefeitura de Guarujá