GUARUJÁ É A PRIMEIRA DA BAIXADA EM EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO E APLICAÇÃO CORRETA DOS RECURSOS
Cidade está na 6ª colocação na classificação geral, que considera 5.570 municípios brasileiros quando o assunto é foco na recuperação pós-pandemia
Guarujá é a primeira cidade da Baixada Santista no ranking do Anuário As Melhores Cidades do Brasil 2022, que analisa a execução do orçamento com foco na recuperação da autoestima pós-pandemia. A cidade está na 6ª colocação na classificação geral, que considera 5.570 municípios brasileiros. Considerando apenas as cidades de grande porte – com mais de 200 mil habitantes – o desempenho é ainda melhor, com Guarujá na 3ª colocação nacional.
O ranking completo foi publicado em edição especial da conceituada revista IstoÉ, como a mais ampla e precisa análise dos municípios brasileiros que se destacam no leque de indicadores que incluem as áreas fiscal, econômica, social e digital.
A Editora Três, em parceria com a Agência de Classificação de Risco de Crédito Austin Rating, é a responsável pelo Anuário As Melhores Cidades do Brasil 2022, um produto do mapeamento e classificação do nível de desenvolvimento dos municípios, hierarquizados pelos critérios qualitativo e quantitativo.
Para atingir esse objetivo, a Austin Rating desenvolveu o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), que analisa 281 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital e permite hierarquizar as cidades com foco na igualdade das oportunidades entre seus habitantes e cumprimento de determinações legais e respeito às legislações.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, considera que o desempenho do Município no item que analisa a execução do orçamento com foco na recuperação pós-pandemia demonstra, de maneira indiscutível, a correção de procedimentos e ações de controle e eficiência administrativa. E essa foi uma opção tão necessária quanto estratégica, pois permitiu, com o resgate de certidões, confiabilidade e elevação da capacidade de pagamento, a captação de recursos e a obtenção de financiamentos.
Segundo ele, com os investimentos que se sucederam, iniciou-se a transformação que pode ser notada hoje e que segue em frente trazendo requalificação urbana e sensível melhoria da qualidade de vida para toda a população. “Estamos buscando aprimorar ainda mais esta evolução para que alcancemos patamares equivalentes, e até melhores, em todos os demais indicadores”, afirma.
Para o prefeito de Guarujá, os números são resultado de um trabalho árduo da Administração Municipal, do cumprimento de determinações legais e respeito às legislações.
“Traçamos diversas ações, em variados setores, sempre com o foco voltado ao bem-estar da população. Simultaneamente, quitamos todas as dívidas de administrações anteriores e buscamos recursos extraorçamentários para colocar em prática novas conquistas importantes para a Cidade”, analisa o prefeito. “Austeridade e desenvolvimento. Com planejamento, estamos mostrando que é possível”, complementa.
Outros indicadores
Com relação aos indicadores fiscais, Guarujá aparece de novo muito bem avaliada. Considerando as novas alternativas para gerar receita, o Município está na 25ª colocação, ocupando a 35ª na classificação geral nacional. A Cidade também ganhou destaque na capacidade de pagamento, como exemplo de gestão fiscal eficiente e responsável, e aparece em 22º lugar entre as cidades de grande porte.
Considerando os indicadores econômicos, Guarujá ainda conquistou o 39º lugar entre as cidades com estratégias que geram crescimento econômico com investimentos em infraestrutura, recursos naturais e gestões assertivas. “Temos uma cidade pujante economicamente e que ao mesmo tempo respeita o meio ambiente e trabalha os conceitos de sustentabilidade, tanto que mantemos duas Áreas de Proteção Ambiental em perímetro urbano, o que garante a preservação de aproximadamente 50% do nosso território”, destaca o prefeito.
Responsabilidade social
Na questão da responsabilidade social, em prol da população e com foco em programas sociais, Guarujá é a 39º também entre as cidades de grande porte, o que é considerado um excelente resultado em nível nacional.
“O crescimento desordenado ao longo de décadas criou um enorme passivo social que procuramos administrar, aliado às políticas de fomento ao desenvolvimento econômico. E os resultados apresentados por uma agência de classificação de risco de crédito com o peso da Austin Rating é uma grande prova disso”, finaliza.
Fonte: Prefeitura do Guarujá