Guarujá começa a construção do Complexo de Segurança Municipal
Área construída será de 1.443,45 metros quadrados e está localizada na atual sede da GCM, no Jardim Helena.
Guarujá vai ganhar um Complexo de Segurança Pública e Defesa Social. As obras iniciaram na última terça-feira (5) e o projeto engloba importantes equipamentos da Guarda Civil Municipal (GCM) em um só lugar. A área construída será de 1.443,45 metros quadrados e está localizada na atual sede da GCM, que fica na Rua Dr. Carlos Nehring, 405 – Jardim Helena. A previsão de término da obra é de 12 meses.
A iniciativa foi viabilizada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), de uma Ação Civil Pública de Meio Ambiente, homologada pelo Ministério Público na última segunda-feira (4).
“É um equipamento importante e sonhado por todos nós. Vai ser uma estrutura do tamanho da excelência da Guarda Civil Municipal. É mais qualidade de vida e condições de trabalhos para nossos agentes”, afirmou a secretária de Defesa e Convivência Social.
Complexo
O complexo vai abrigar uma nova sede para o Comando da Guarda Civil Municipal, a superintendência de Monitoramento e Análise de Informações, gabinete da secretaria de Defesa e Convivência Social, Patrulha Maria da Penha, Coordenadoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (CEIP), área social, salas de aula, vestiários e estacionamentos.
Para o comandante da Guarda Civil Municipal, a ação vem coroar os diversos investimentos realizados ao longo dos anos. “Nós somos uma guarda bem atuante e referência para outros municípios. Ao longo desses anos conseguimos equipar nossos agentes com armamento, coletes, novas viaturas, capacitações e agora vamos entregar uma estrutura melhor de trabalho”, comentou o comandante.
Guarda Municipal
Nos últimos anos, a GCM ampliou o seu efetivo com o reforço de 75 agentes, totalizando 352 GCMs. Atualmente está realizando a formação de mais 35 agentes.
Regulamentou o uso de arma de fogo para corporação (Decreto 12.381/2017) com sua efetiva implementação. Outro investimento foi a reestruturação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), que é o grupamento especializado da GCM responsável pelo atendimento operacional para ações de pronto emprego e de procedimentos de alta complexidade;
Foram implantadas operações em conjunto com a Polícia Militar, entre elas a Operação Ferro Velho, Combate a Invasões e o reforço nos feriados prolongados. A GCM redistribuiu o efetivo, por meio das coordenadorias de Vicente de Carvalho, Enseada e Centro.
Hoje, Guarujá é referência em capacitação de guardas municipais, por meio da Coordenadoria de Ensino, Inovação e Pesquisa (CEIP); além de requalificar o próprio efetivo, ministrar cursos para as GCMs de Santos, Mairiporã e a primeira turma de guardas civis do município de Cubatão.
Fonte: Prefeitura de Guarujá