Guarujá atende mais de 1.700 pessoas em mutirões de ultrassonografia e otorrino
Força-tarefa para os testes de espirometria, que avaliam a função pulmonar dos pacientes, prosseguem na terça (26) e sexta-feira (29), para pacientes pré-agendados
A Prefeitura de Guarujá atendeu 1.710 pessoas nos mutirões de ultrassonografia e otorrinolaringologia para pacientes pré-agendados, durante a última semana. Nesta terça (26) e sexta-feira (29), a Prefeitura prossegue com a força-tarefa para os testes de espirometria, realizados no Centro de Especialidades de Vicente de Carvalho (Rua Guilherme Guinle, 42 – Pae Cará), das 8 às 20 horas.
Ao todo, foram 268 pessoas atendidas com ultrassonografia e 1.442 que passaram por consultas em otorrino. As ações são capitaneadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que estima zerar a fila de espera para atendimentos especializados até o final deste ano. Para isso, a Sesau reforça que haverá ações do mesmo gênero em diversas especialidades.
O mutirão de atendimentos é destinado exclusivamente aos munícipes pré-agendados pelo Complexo Regulador de Saúde, via Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou da Família (Usafas). A Sesau está acionando os munícipes que aguardam pelos exames e realizando os agendamentos em dia e horário específico.
Meta é atender todas as idades
A Sesau reforça que a meta é atender pacientes de todas as idades que se encontram nas filas de espera da Atenção Especializada da rede. São crianças, jovens, adultos e idosos de Guarujá e do Distrito de Vicente de Carvalho.
O morador do bairro Cidade Atlântica, Edson Fernandes Nascimento, de 65 anos, foi um dos atendidos no mutirão de espirometria. Ele sofreu um acidente doméstico com corte profundo no braço há menos de 10 dias, mas nem cogitou faltar ao exame. “Recebi o encaminhamento na Usafa, onde começamos a investigar um quadro de bronquite asmática, porque venho sentindo muita falta de ar. Aguardo essa agenda há cerca de um mês, um tempo razoável, se comparado ao serviço particular, e espero obter o diagnóstico o quanto antes, para iniciar o tratamento adequado”, destacou o paciente.
Além dele, a estudante do bairro Jardim Boa Esperança, Ysadora Rodrigues, de 15 anos, também foi atendida. Acompanhada da avó, ela realizou o exame de espirometria, que é realizado em poucos minutos, para constatar se realmente tem asma. “O médico explicou que agora é só aguardamos o resultado que será encaminhado à Usafa”, finalizou a jovem.
Quase 90% da fila reduzida
Por meio de diversos mutirões de saúde, a Prefeitura reduziu em cerca de 90% a fila de espera na Atenção Especializada de setembro de 2023 até o momento. Para se ter uma ideia, em setembro do ano passado, Guarujá tinha mais de 53 mil pacientes aguardando algum agendamento. Atualmente, este número foi reduzido para cerca de 5 mil.