Guarda Municipal de Guarujá celebra 25 anos com homenagens
Agenda acontece nesta sexta-feira (8), das 9 às 11 horas, na Rua Quintino Bocaiúva, 521 - Centro
Como parte das comemorações dos 25 anos da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá, a prefeitura por meio da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), realiza nesta sexta-feira (8), solenidade de entrega de láureas de mérito pessoal. A cerimônia acontece às 18h30, no Auditório da Igreja Universal (Alameda dos Lírios, nº 9 - Santo Antônio).
Serão homenageados 45 guardas municipais que se destacaram em suas atividades para garantir a segurança e o bem-estar da população. Os GCMs representam a proximidade do poder público com o cidadão, como explica a titular da pasta. “É importante reconhecer publicamente o esforço e a conduta destes profissionais que enaltecem o nome da corporação”, ressaltou.
Há homenageados nas diretorias de Força-Tarefa, Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Patrulha Maria da Penha, Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), Monitoramento e Análise de Informação, Corregedoria, Grupamento Especializado em Atuação no Trânsito (GEAT), Centro de Apoio Social (CAS), além das coordenadorias de Vicente de Carvalho, Centro e Enseada.
Avanços
Instituída em 26 de outubro de 1999, a corporação conta hoje com um efetivo de 377 GCMs. Nesta gestão, foram contratados 108 agentes. O aniversário marca também um momento de avanço e valorização profissional com a construção do novo Complexo Municipal de Segurança e a criação do Centro de Apoio Social da Guarda Civil Municipal.
O Centro de Apoio atende nas dependências do Ginásio Marivaldo Fernandes – Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 – Santo Antônio). A iniciativa, inédita na Baixada Santista, tem o objetivo de preservar a saúde mental, além de promover assistência social e espiritual aos profissionais de segurança pública da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon).
Hoje, Guarujá também é referência em capacitação de guardas municipais, por meio da Coordenadoria de Ensino, Inovação e Pesquisa (CEIP); além de requalificar o próprio efetivo, ministrar cursos para as corporações da Baixada Santista e interior de São Paulo.
Complexo de Segurança Pública
O complexo conta com uma área construída é de 1.443,45 m² e está localizado na atual sede da GCM, que fica na Rua Dr. Carlos Nehring, 405 - Jardim Helena Maria. A iniciativa foi viabilizada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), de uma Ação Civil Pública de Meio Ambiente.
O complexo vai abrigar uma nova sede para o Comando da Guarda Civil Municipal, a superintendência de Monitoramento e Análise de Informações, gabinete da secretaria de Defesa e Convivência Social, Patrulha Maria da Penha, Coordenadoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (CEIP), área social, salas de aula, vestiários e estacionamentos. A previsão é de que seja entregue até o final do ano.
Para o comandante da Guarda Civil Municipal, a ação vem coroar os diversos investimentos realizados pela Sedecon. “Ao longo desses anos conseguimos equipar nossos agentes com armamento, coletes, novas viaturas, capacitações e agora vamos entregar uma estrutura melhor de trabalho”, comentou.