• Botão para formulário
  • Botão para acessar Boa Vista SCPC
Botão para acessar Boa Vista SCPC Botão para formulário
05/12/2023

COMO MANTER O FLUXO DE CAIXA SEMPRE POSITIVO

As estratégias de controle das entradas e saídas do dinheiro para assegurar a saúde financeira da sua micro ou pequena empresa.

Uma constatação frequente sobre a quebra de pequenas empresas e algumas vezes até de empresas maiores é a má gestão do fluxo de caixa, seja por desinformação, despreparo ou por falta de ferramentas que permitem acompanhar as contas da empresa de forma segura e eficiente.

Dados do DataSebrae, coletados em 23 de novembro deste ano, mostra que existem no país 22.100.564 empresas, sendo que destas, 11.926.411 são MEI, 6.755.947 são micro empresas e 1.213.138 são empresas de pequeno porte. Ou seja, mais de 90% das empresas brasileiras são enquadradas como MPEs.

De acordo com o Mapa de Empresas, divulgado pelo governo federal, no primeiro quadrimestre deste ano foram fechadas 736.977 empresas no Brasil, número que representa um aumento de 34,3% sobre o último quadrimestre de 2022, bem como um crescimento de 34,7% sobre o mesmo período em 2022.

Competitividade


Edson Silva, fundador e presidente da Nexxera, uma das maiores empresas de tecnologia do país que disponibiliza os serviços do NIX e do HUBLY, entre outros, considera de fundamental importância que cada empresa tenha acesso as ferramentas digitais de gestão. “As micro e pequenas empresas estão entre as que mais necessitam desses serviços no dia a dia das operações comerciais. A Nexxera quer ser o elo de ligação das pequenas empresas com a tecnologia, para que tenham uma gestão digital segura, rápida e eficiente que garanta a saúde dos negócios”, sustenta.

Com o aumento da competitividade no mercado das micros e pequenas empresas, o controle do fluxo de caixa é um instrumento indispensável para a sobrivência dos estabelecimentos comerciais, assegura o sócio-fundador da Consultoria Auddas, Rogério Vargas. “Sem um controle financeiro eficiente, a empresa fica em desvantagem com seus concorrentes e coloca em risco não apenas o seu crescimento como também a sua própria sobrevivência”, afirma.

 

Passo a passo para manter o fluxo de caixa sempre positivo

PLANEJAMENTO

Elabore um plano de negócios detalhado e um orçamento realista para ter uma visão clara das suas receitas e despesas. Isso ajudará a identificar áreas onde é possível reduzir custos e aumentar a eficiência.

CONTROLE

Gerencie o estoque de forma eficiente para evitar excesso de produtos parados e desperdício de capital.

NEGOCIAÇÃO

Busque negociar prazos de pagamento mais favoráveis com seus fornecedores. Isso pode ajudar a estender o prazo de pagamento das contas e aliviar a pressão de caixa.

MONITORAMENTO

Acompanhe de perto as vendas e certifique-se de que os pagamentos dos clientes sejam feitos dentro dos prazos acordados. Ter um sistema eficiente de cobrança para reduzir atrasos e inadimplência, ajuda muito nesses casos.

FOCO

Diversificar demais pode gerar mais estoque parado. Analisar quais produtos ou serviços têm alta aceitação e giro é fundamental. A diversificação deve vir de estudos e medições constantes para saber se está havendo venda e gera lucro e, evitar ter estoque sem que haja consumidor.

CAPITAL DE GIRO
Se possível, reserve uma quantia de dinheiro para ser usada como capital de giro, para cobrir despesas operacionais e imprevistos.

Fonte: Empreendedor.com.br

Palavras-chave: #guaruja, #empreendedorismo, #fluxodecaixa