• Botão para formulário
  • Botão para acessar Boa Vista SCPC
Botão para acessar Boa Vista SCPC Botão para formulário
03/02/2024

Com núcleo especializado, Guarujá leva orientação para mais de 4 mil pessoas

Vinculado à Secretaria de Saúde, o setor de Informação, Educação e Comunicação da Vigilância em Saúde realiza, semanalmente, palestras, teatro, apresentação de fantoches e demais orientações em escolas, empresas e outras instituições.

Guarujá conta com um importante núcleo, especializado em levar informação à população no combate à dengue. O setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC), que está vinculado à Secretaria de Saúde (Sesau), orientou, só neste ano, mais de quatro mil pessoas na Cidade.

Esse total inclui uma série de ações desenvolvidas ao longo do ano, inclusive no “Dia D” de combate à dengue, realizado em 14 de março. A equipe do IEC realiza teatro, apresentação de fantoches, treinamento de agentes de controle de endemias, atividades lúdicas, panfletagem e palestras em escolas, empresas e outras instituições.

Com relação às escolas, mais de mil crianças da rede municipal de ensino já receberam orientações sobre o combate ao Aedes aegypti do núcleo do IEC em 2024. Através do Setor, a Prefeitura promove atividades lúdicas semanais, com o objetivo de tornar os alunos, agentes multiplicadores de informação sobre a prevenção à doença e como eliminar focos do mosquito.

Segundo a agente referência do IEC, Rafaelle Muniz da Silva, as crianças são um público importante quando se fala em conscientização. “Elas se tornam agentes multiplicadores de informações, pois repassam as orientações recebidas dentro de casa, para a família, amigos e vizinhos”.

Durante as atividades promovidas nas unidades de ensino, os alunos aprendem instruções sobre criadouros, diferentes tipos da doença e sintomas mais comuns e formas de prevenção.

Especificamente entre os dias 18 e 23 de março, a equipe de Informação, Educação e Comunicação esteve em diversas instituições, entre elas as Escolas Municipais: Lucimara de Jesus (Jardim Sao Manoel) e Vicentina Lamas (Paecara), o Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Mauro Aprígio (Jardim Progresso), e as particulares, colégios Galileu Júnior (Jardim Helena Maria) e Dom Bosco (Estuário – Vicente de Carvalho). Além destes, também recebeu a visita do IEC, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Enseada e no Centro de Atividades Educacionais Comunitárias (Caec) Isabel Ortega de Souza (Santa Rosa).

Por fim, o IEC também é responsável pelo treinamento de brigadas e atualização do sistema SIGELU, ferramenta que registra as tarefas rotineiras adotadas para o enfrentamento ao mosquito, permitindo que as informações sejam enviadas, em tempo real, através do App Combate Aedes, e ainda agrupada, semanalmente, pelo ambiente digital. A iniciativa é regulamentada pelo decreto nº 8.662/2016, para auxiliar os servidores nas ações de prevenção e eliminação de focos do Aedes aegypti nos prédios públicos.

Programação

Na próxima semana, o IEC continuará seu trabalho de educar as crianças para o controle da proliferação da dengue. Os trabalhos começaram na última segunda-feira (1°) e serão finalizados na sexta-feira (5). Nesse período, os agentes passarão por 10 instituições. Escolas, empresas e instituições interessadas podem solicitar agendamento do serviço através do telefone: (13) 3341-6569.

Confira a programação:

Segunda-feira (01/04)

Das 8 horas às 17 horas – Trabalhos internos (Treinamento de brigada e atualização do sistema SIGELU)

E. E. Raquel de Castro Ferreira (Av. Leomil, 131 – Centro)

E. E. Professora Tereza Silveira de Almeida (R. Santo Antônio, 41 – Jardim Sao Miguel)

E. E. Nossa Senhora dos Navegantes (R. Orlando Botelho Ribeiro, 2008 – Santa Cruz dos Navegantes)

Terça-feira (02/04)

Às 10 e 14 horas – Teatro e palestra informativa

E. M. Professora Maria Aparecida Ramos Camargo (R. Poeta Gregório de Matos, 71 – Morrinhos III)

Quarta-feira (03/04)

9h30 – Teatro e palestra informativa

E. M. Professora Maria Aparecida de Araújo (R. Luís Demétrio de Araújo, 228 – Morrinhos)

Quinta-feira (04/04)

13h30: Teatro de fantoches

Colégio Ômega (Av. Oswaldo Cruz – Parque Estuário, Vicente de Carvalho)

Sexta-feira (05/04)

10 horas e 13h45: Teatro de fantoches

EMEI Conêgo Domênico Rangoni (R. Cinco, 531 – Parque Enseada)

Fonte: A Estância de Guarujá

Palavras-chave: #guaruja, #saude, #dengue