'As construtoras já estão prospectando terrenos em Guarujá', afirma Suman
O Dados Abertos é um sistema desenvolvido pela Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC) para simplificar informações técnicas sobre os serviços públicos.
Durante cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para início das obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, nesta terça-feira (27), o prefeito Válter Suman afirmou que já está sendo procurado por construtoras que estão prospectando terrenos no município para a construção de edifícios.
O chefe da Administração Municipal, acredita que, com a construção do aeroporto e do túnel submerso que ligará Santos a Guarujá, a procura por imóveis no município crescerá, em razão da facilidade de acesso dos santistas ao Guarujá,
O mesmo raciocínio vale, segundo o prefeito, para as construtoras, que já teriam a consciência de que, no Município, os lotes são mais baratos e há maior disponibilidade de terrenos.
Suman projeta também um crescimento na construção civil e na abertura de vagas de emprego.
"O aeroporto vai gerar empregos! Hoje é dia de comemorar e agradecer, porque nós estamos trabalhando para gerar empregos na cidade. Um homem sem emprego vai para o tudo ou nada", disse.
A cerimônia
A Prefeitura de Guarujá formalizou, nesta terça-feira (27), a assinatura da Ordem de Serviço para início das obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá.
As obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá devem se iniciar nesta quarta-feira (28) e contemplam a reforma e adequação da pista de pouso e decolagem. Estão também incluídas intervenções nas pistas de táxi A, B e C; faixa de pista e sistema de drenagem e, ainda, implantação de cerca operacional; barreiras de proteção de fauna e via interna de serviço no Aeroporto.
"A partir de amanhã inicio as obras", afirmou o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Adilson de Jesus, durante o evento.
Aeroporto de Guarujá terá voos diários para Rio e Campinas
A Prefeitura de Guarujá e a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) projetam voos diários para o Rio de Janeiro e para Campinas em aeronaves Cessna Caravan 208. O avião tem capacidade para 10 a 14 passageiros. O Caravan e considerado o 'jipe do ar', começou a ser fabricado no início da década de 1980, tem 11,4 metros de comprimento e 15,8 metros de ponta a ponta das asas. O avião voa a 7.600 metros do chão, a uma velocidade de 340 km/h.
A informação foi divulgada nesta terça-feira (27), durante cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano.
A reforma inclui a adequação da pista de pouso, drenagem e área de taxiamento, além da implantação de cercamento e sinalização e a construção de um terminal de passageiros provisório. A empresa vencedora da licitação foi a Terracom Construções LTDA.
De acordo com a Prefeitura de Guarujá, as obras da primeira fase possuem cronograma de execução seis meses, a partir da emissão de ordem de início dos serviços. O projeto global do aeroporto contempla um total de quatro fases.
Após a execução dos serviços de implantação da primeira fase, começará a implantação do terminal de passageiros, que permitirá pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros (jatinhos e turboélices).
O PROJETO
O projeto global do Aeroporto contempla um total de quatro fases. A empresa vencedora do processo licitatório foi a Terracom Construções LTDA, homologada vencedora no último dia 2 de dezembro. A empresa atendeu todas as exigências do edital e custeará as intervenções necessárias, orçadas em R$19 milhões, investimento do Governo Federal.
Após a execução dos serviços, conclui-se a primeira fase e, na sequência, começará a implantação do terminal de passageiros, o que permitirá pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros (jatinhos e turboélices).
O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, estima a conclusão da primeira fase de obras no segundo semestre deste ano.
Fonte: Diário do Litoral