06 TENDÊNCIAS DO MERCADO PARA FICAR DE OLHO EM 2023
Descubra o que será destaque no mundo dos negócios em 2023.
O empreendedorismo é uma área muito dinâmica e imprevisível. Por tratar diretamente com inovações e novidades, esse setor está sempre tendo que se readaptar a novas realidades e regulações do mercado. Assim sendo, estes profissionais necessitam dar grande atenção para o que está acontecendo ao redor do mundo, principalmente no ramo dos negócios. Para facilitar essa compreensão, faremos uma breve lista de 6 tendências para o ano de 2023.
Alguns desses novos hábitos devem ser permanentes, o que pode alterar drasticamente as dinâmicas de trabalho mundo afora. 2022 ressaltou comprovou esse fato. Afinal, o número de trabalhadores de home office, ou anywhere office, explodiu após esse período de tempo. A expectativa é que, para 2023, essas condições continuem a passar por um processo de consolidação
1- Anywhere Office
A pandemia mostrou que basta uma boa conexão de internet e comprometimento para que o trabalho seja feito. De acordo com uma pesquisa realizada pela Korn Ferry, uma empresa global de consultoria organizacional, cerca de 70% dos entrevistados afirmam que voltar a trabalhar presencial será estranho e 55% apontam que esta possibilidade os deixa estressados. Para 2023 muitas empresas vão apostar em modelos híbridos ou 100% remotos, possibilitando as empresas contratarem talentos de qualquer lugar do mudo.
2-Criação de Conteúdo
Gianesini aponta que apesar de a criação de conteúdo não ser novo, é algo que vai ganhar ainda mais destaque em 2023: “Cada vez mais as pessoas querem se envolver com os conteúdos que consomem, então é importante que as empresas estejam preparadas para produzir conteúdos que entregam valor, engajem o cliente, tornando ele um verdadeiro embaixador da marca”.
3-Experiência do Cliente
Todo empreendedor sabe que o cliente é alma do negócio e, por isso, encantá-lo é uma tarefa constante em qualquer empresa. Sendo assim, é necessário planejar toda a jornada do cliente e como tornar sua experiência mais rica para que assim a percepção de valor que ele tem da marca seja ainda maior.
4-E-commerce
Muitas pessoas começaram a usar a internet para fazer compras após o isolamento social e não existe sinal de que isso é passageiro: de acordo com o relatório elaborado pela Ebit Nielsen realizado em conjunto com o Bexs Banco, mesmo com a retomada das atividades presenciais em 2022, o e-commerce no Brasil cresceu mais de 30% no primeiro semestre em comparação ao mesmo período do ano anterior. Por isso, é importante que as empresas se atentem a isso e foquem em sites com boa navegabilidade e com design responsivo que se adapte a todos os tipos de tela.
5-Proteção de dados
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entrou em pleno vigor este ano e por isso a proteção de dados pessoais será um tema quente em 2023. Com mega vazamentos sendo divulgados, as empresas precisam ficar ainda mais atentas para garantir a proteção do seu banco de dados.
6-ESG (Environmental, social and corporate governance)
Do inglês, Governança Ambiental, Social e Corporativa. Trata-se de uma avaliação da consciência coletiva de uma empresa em relação aos fatores sociais e ambientais que está muito em alta. “Medidas de governança focadas em sustentabilidade e ações sociais são itens que, apesar de terem ganhado destaque em 2022, vão continuar em evidência nos próximos anos”, é o que aponta Gianesini. “Os clientes da atualidade buscam empresas com valores parecidos com os seus, por isso é importante que os empreendedores pensem nos valores inegociáveis da sua marca e como isso se encaixa na vida do seu consumidor.” finaliza.
Fonte: Whow.com.br